quinta-feira, 29 de março de 2012

TUTORIAIS SOBRE VOR

Olá! Aqui vão três vídeos para ajudar a você a parar de imaginar como funciona o VOR  e ver na prática:

VÍDEO 1

VÍDEO 2

VÍDEO 3

Informações técnicas sobre o VOR:
Um sistema VOR é constituído por um conjunto de emissores geograficamente distribuídos e por um receptor colocado na aeronave.

As antenas utilizadas nas estações de solo são, geralmente, antenas tipo espira com ganho típico de 5dBi. As estações receptoras a bordo são, nos aviões mais lentos, dípolos tipo V com ganho de 2,15dBi, e nos aviões mais rápidos antenas planares com ganho de 5dBi e uma sensibilidade na recepção de -129dB.

(a)                      (b)                         (c)
a) Antena de estação de solo VOR, tipo espira; b) Antena de recepção VOR para aviões
mais lentos, do tipo dipolo em V; c) Antena de recepção VOR para aviões mais rápidos, do tipo
planar



Geralmente as estações VOR estão elevadas acima do terreno cerca de 5m e emitem uma potência entre 50W e 200W com polarização horizontal. Funcionam na banda dos 108MHz aos 118MHz. No entanto as frequências ímpares, a partir dos 108MHz aos 112MHz, são utilizadas para o ILS ("Intrument Landing Sistem"). As antenas circundantes radiam aos pares diametralmente opostos de modo a que a direção de propagação da estação varie 360°. Esta rotação demora 0,03 segundos, ou seja, apresenta uma frequência de rotação de 30Hz. A abertura de feixe do lóbulo principal é de cerca de 13°. 

O sistema VOR funciona em linha de vista e opera para uma altitude mínima da aeronave de 1000 pés (304,801m) AGL ("Abouve Ground Level"). Tem um alcance máximo de 200 milhas náuticas (cerca de 370Km), no entanto este alcance depende de eventuais obstáculos do terreno e da altitude de voo da aeronave, sendo que poderá ser calculado, por defeito e por de especificações técnicas, através da seguinte expressão:

As estações de solo deste sistema identificam-se perante um receptor através de um código Morse de 3 letras aos 1020MHz ou através de voz, podem também transmitir outro tipo de dados, tais como informação meteorológica.

O sistema VOR está organizado em 3 classes segundo a altitude AGL da aeronave e de acordo com a sua aplicação operacional, isto é, a relação entre a altitude de voo da aeronave e o alcance do sistema para que haja uma comunicação confiável:

* T (Área Terminal - TMA): quando uma aeronave se desloca próxima da altitude AGL mínima de voo;
* L (Baixa Altitude): quando uma aeronave se desloca a uma altitude superior à altitude AGL mínima de voo;
* H (Alta Altitude): quando uma aeronave voa perto da altitude "teto de voo";


Modo de Funcionamento
O sistema VOR emite dois sinais simultâneos: um sinal de referência, omnidireccional e de fase constante, através da antena central que indica a direcção do Norte Magnético, enquanto as antenas circundantes radiam aos pares diametralmente opostos de forma direcional. Na aeronave, o receptor de bordo mede a diferença entre as fases dos dois sinais oriundos da estação VOR e converte essa diferença em graus magnéticos (radiais) dando informação da sua posição em relação ao Norte Magnético. Os sinais estão em fase quando o sinal variável está alinhado com o Norte Magnético.


Tipos de VOR
Existem dois tipos de sistemas VOR: o CVOR ("Conventional VOR") e o DVOR ("Doppler VOR"). O CVOR é constituído, geralmente, por 36 antenas direcionais dispostas em círculo (sinal variável) mais uma antena omnidirecional (sinal de referência) e usa, para o sinal de referência, uma portadora modulada em AM por um sinal de 10KHz e este, por sua vez, é modulado em FM por um sinal de 30Hz, o sinal variável é modulado espacialmente com 30Hz em AM, devido ao fato do sistema de antenas que irradiam este sinal radiarem aos pares diametralmente opostos. Este sistema de antenas tem um diâmetro típico de cerca de 6m.
O DVOR é constituído por 48 antenas direccionais (sinal variável) mais uma antena omnidireccional (sinal de referência), tem um diâmetro, geralmente, de 13,5m. Usa uma modulação AM para o sinal de referência com uma potência de 50W e uma modulação FM para o sinal variável. O sinal variável é DSB (Double Side Band), ou seja, é composto por uma LSB (Lower Side Band) e uma USB (Upper Side Band) cada uma com uma potência entre 5 a 6W.

(a)                                                            (b)
Sinal de uma estação tipo VOR a) de referência, b) variável


Espectro de frequência de CVOR


Espectro de frequência de DVOR

Problema de reflexões 
O receptor idealmente iria receber o sinal sem erro com a indicação do ângulo correto, mas tal não se verifica se houver algum objecto que provoque reflexões. Conforme mostra a figura o sinal pode chegar à aeronave por vários trajetos caso haja reflexões. 


Estes dois sinais são diferentes, imaginemos que um emite o sinal de referência e o variável em fase, então o outro sinal(refletido) terá um desfasamento entre o sinal de referência e o variável. Os dois sinais ao chegarem ao receptor vão somar-se vetorialmente, uma vez que se trata de uma modulação AM. Embora o sinal reflectido tenha menor potência do que o sinal directo, a soma entre os dois sinais irá introduzir um erro acentuado de fase. Sendo assim este equipamento poderá não servir para certas topografias de terreno.
Foi então necessário resolver este problema, foi assim que apareceu o DVOR.


Nenhum comentário:

Postar um comentário